Marque Sua Consulta

Contato@prioritefisioterapia.com.br    
(48) 3248-6525 | WhatsApp (48) 99158-2786

Dicas contra gripe e resfriado

Dicas contra gripe e resfriado

Por conta do clima, nos últimos dias tenho visto muitas pessoas ficarem resfriadas ou mesmo pegando “aquela” gripe. Pois bem, para ajudar estou escrevendo este post com algumas dicas para que esta fase seja menos turbulenta. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar doente, não é mesmo?

Gripe X Resfriado

O resfriado comum pode ser causado tanto por vírus  ou por bactérias, enquanto que a gripe é causada essencialmente pelo vírus ARN, da Influenza. A gripe é muito mais grave que o resfriado e contudo pode piorar quando não for bem tratada.

Sob o olhar da Medicina Tradicional Chinesa, esta invasão é denominada de “vento exterior”, sendo que pode se tornar vento frio ou vento calor. E poucas palavras, são fatores climáticos associados a agentes patogênicos como vírus e bactérias.

Como a Medicina Tradicional Chinesa explica isso?

O vento penetra na pele, acometendo a circulação de energia, entre a pele e os músculos. Nesta região nós temos a porção de energia defensiva do corpo chamada Wei Qi. Essa energia de defesa é comandada pelos pulmões.

Quando o vento penetra na pele, ele interfere no funcionamento no pulmão, que tem a função de difundir e propagar Qi e o oxigênio para o corpo todo. Ao ficar acometido, esta energia não desce e congestiona o organismo, gerando espirro e tosse (observem que garganta e nariz são regiões comandas pelos pulmões) e assim a coriza se manifesta.

Nesse momento, o sistema de defesa é acionado e inicia-se uma briga entre a energia de defesa Wei Qi e o agente patogênico. Dependendo das condições de saúde do indivíduo e das formas nas quais ele contraiu este vento, ele poderá se tornar vento frio ou vento calor.

  • Se o vento frio prevalece, o corpo dá os sinais de RESFRIADO. E é mais fácil de ser curado por ter sintomas são mais brandos;
  • Se o vento calor prevalece, o corpo dá sinais de GRIPE, que pode durar dias, “derrubando” o indivíduo com sintomas mais pesados.

Como é que tratamos tudo isso?

São muitos os recursos para a recuperação da saúde, como a acupuntura, a massagem, a fitoterapia e a dietoterapia. Para todos os casos pode ser feito acupuntura, utilizando pontos específicos, assim como a massagem que atua especialmente na abertura das vias respiratórias.

DICA:

Pode se usar, pela fitoterapia chinesa, ervas que irão atuar na dispersão deste frio como Chá de Alcaçuz, encontrado em pó em lojas de produtos orientais (sou fã deste chá e meus clientes até sabem disso!). O alcaçuz tem a propriedade expectorante, dispersando os fatores patogênicos e fortalecendo o pulmão. Ele deve ser tomado várias vezes ao dia neste caso.

Deixe um comentário

Nome*

Email* (Nunca Publicado)